segunda-feira, janeiro 16, 2006

Saudades do FSM


Estranho um janeiro sem o Fórum Social Mundial. Não sei se o calor ativou a tecla da depressão, ou então se é a impossibilidade de sair de férias no verão, mas Porto Alegre não é mais a mesma.
No ano passado, e nos anos anteriores, minha Forno Alegre estava repleta de gentes, de cores, credos, línguas e outras partes pudendas, das mais variadas Estâncias desse Mundão velho sem porteiras.
Era uma maravilha encontrar os gringos se esbaldando de feijão nos buffet’s do centro, ou então indicar o itinerário dos ônibus pra alguém da Republica Tcheca (que não fala inglês).
Descobri que os japoneses são muito engraçados, que os inglêses tomam uisque sem gêlo mesmo debaixo de um sol tremendo, e que a depilação do sovaco é uma “moda” que ainda não “pegou” entre as Suecas.
Saudade dos shows gratuitos, e dos finais de tarde no Acampamento do parque do Parque da Harmonia.
Sem entrar no mérito do conceito do FSM, do conteúdo de suas idéias, de seus resultados práticos, ou da utilidade de suas teorias, sinto que sua realização em Porto Alegre era um bem para a cidade.

Nota: O FSM 2006 está acontecendo simultâneamente em Bamako (Mali), Caracas (Venezuela) e Karachi (Paquistão).
Acesse o site oficial do FSM

2 comentários:

Anônimo disse...

Caçula e Do Meio, minhas ermãs estudantes de Letras, foram a uns 2 FSM. Eu não fui a nenhum, porque eu sou a mais alienada da família.
Tô ouvindo o portfólio do Bar do lauro, que legal conhecer a tua voz! Agora eu conheço a tua e a da Pérola.

Madame disse...

E eu fiquei louca para ir o ano passado mas não tinha cama pra dormir... hoje que eu tenho...