RS: o último a sair deve apagar a luz ?
A reportagem da revista Exame que circula neste final de semana, vai prestar um favor aos empresários gaúchos que nos dias 8 e 9 de março querem discutir um plano de desenvolvimento econômico e social para o RS.
“Um Estado que patina” é o título da matéria da Jornalista gaúcha Suzana Naiditch. Exame atribui as desventuras gaúchas às fragilidades competitivas do Estado, mas avisa que o defeito é de todos os Estados, portanto do Brasil. “O desafio é reinventar a economia”, escreve Naidith com total procedência. Na última década, o PIB do RS cresceu miseráveis 1,4% ao ano, quando deveria ter crescido 7% e até 10% para compensar perdas anteriores, manter e expandir geometricamente o avanço anual. O número, além disto, é pior até do que o do Brasil como um todo, que já é desastroso (o PIB brasileiro, na década analisada, aumentou a média de 2,4%).
E a gente ainda tem a cara de pau de achar que o RS é um Estado diferente dos demais. Ah, por favor, vamos vestir as sandálinhas da humildade antes que seja tarde demais. Ou será que já não é ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário