quinta-feira, março 30, 2006

Universo em Desencanto

No meio dos anos 70, Sebastião Maia, conhecido como Tim Maia, o pai da Soul Music brasileira, que dentre tantas façanhas musicais realizadas, foi o professor de violão de Roberto e Erasmo Carlos, passou a frequentar a seita (pós-hippye/pré-apocalípse) chamada Universo em Desencanto.
Regados a substâncias alternativas e rituais de sexo grupal, enquanto esperavam discos voadores e Deuses da natureza, Tim torna-se porta-voz do Universo em Desencanto.
Influenciado por isso tudo, em 1975 Tim lança o disco Racional – Universo em Desencanto. Uma verdadeira obra-prima.
Mais tarde, em 1977, Tim lança o número dois de Racional, um disco também influenciado pelo Universo em Desencanto, mas não tão genial quanto o primeiro.
O curioso é que esses discos foram lançados pela Saroma Discos, uma gravadora criada pelo próprio Tim, afim de reverter todos os lucros obtidos com a venda dos discos para a seita Universo em Desencanto.
Pouco tempo depois, Tim desencantou-se com a seita, e para evitar que os lucros do disco fossem para ela revertidos, nunca mais permitiu que ele fosse reeditado.
O curioso, se é que pode haver algo mais curioso que isso tudo, é que Tim Maia Racional é considerado o melhor disco de Tim. Os discos originais são vendidos a preço de ouro no mercado de colecionadores, e mesmo antes da chegada da internet, já era pirateado entre os fãs de Tim.
Agora, a Gravadora Trama, conseguiu os direitos sobre a obra, e para o bem da humanidade está lançando a obra-prima, devidamente remasterizada.
Você pode baixar "Imunização Racional" no site da TRAMA.

8 comentários:

Cecilia W. disse...

Tá vendo, meu amor?
Milagres acontecem!
Um beijo!

Anunciação disse...

Ótima noticia!Já conseguiu os livros?

Anônimo disse...

OI Lauro!!!
Bah Ki bacana essa lance do CD do Tim!!!Eu sempre ouvi falar desse disco,mas é tão raro que ninguém conseguia um....Agora,os pobres mortais poderam se deleitar ao som do melhor do TIM!!!!!

Beijos,

Rita;*****

Anônimo disse...

Esse disco é bom pra caramba! Tb tive um "pirata", mas roubaram. "Ladrão que rouba ladrão..." e o fdp que me roubou vai ficar imune.

Adoro Tim Maia, mas dispensaria qqr sessão de sexo grupal com ele.

Beijão

Edu disse...

Cara. Esses dois discos são fantásticos. "Baixei" (sic) os dois em casa. O que rolou na verdade é que as músicas estavam prontas quando ele entrou para a seita e ele só mudou as letras - que ficaram uma bosta é verdade. Mas a sonoridade compensa qq coisa. Bom saber que a Trama conseguirá relançar. Vale muito a pena e considero alguns dos meus discos de cabeceira.

Anônimo disse...

Se ela dança, eu danço. Tá baixando aqui.

Anônimo disse...

Tim Maia Racional

Com o relançamento das músicas racionais do Tim Maia, teremos outra grande onda de propaganda da Cultura Racional pelo Brasil inteiro.

Em 1975 o mestre do soul brasileiro, Tim Maia, encontrou o que todos procuram nos livros Universo em Desencanto, as respostas sobre a origem da vida, seu sentido e a solução desta condenação ao sofrimento e a morte.

Esse encontro trouxe um benefício nunca esperado pelo Tim em sua vida, largou as drogas, passou a ter uma visão mais sadia e natural da vida e um implemento a mais em sua já competente inspiração musical.

Infelizmente, o desequilíbrio natural da pessoa controvertida do Tim acabou falando mais alto e ele resolveu se fechar para as verdades observadas na Cultura Racional e voltou a caminhar pelas trilhas da ilusão, desequilíbrio e destruição de si mesmo.

Foi, então, que renegando o bem a si mesmo abandonou os estudos racionais que estava iniciando e parou com seu trabalho brilhante de divulgação do Conhecimento transmitido pelos livros Universo em Desencanto.

Mas essa restrição à divulgação racional por meio de suas músicas, como podemos ver, não durou muito, e aí está a continuidade da grande divulgação musical da Fonte que contem às respostas e soluções existenciais tão necessárias à continuidade da espécie humana.

E isso assim é porque tem quem governe o processo evolutivo da humanidade.

E se o Tim não foi competente o suficiente para dar continuidade ao cumprimento de sua parte no processo de divulgação da Fase Racional, a Natureza arranjou outro meio. Como aí está.

Esperamos que muitos possam ter a sensibilidade de, neste período, entender as mensagens que o Tim transmitiu pelas suas músicas racionais à toda a humanidade.

Descanse em paz Tim, que aqui seus créditos de bem fazer ao próximo continuam, mesmo contra sua vontade doentia, a serem somados.

Leia o Livro Universo em Desencanto no endereço:

http://www.geocities.com/fazendo_o_bem/

Maurilio

Anônimo disse...

É lamentável encontrar nos meios de comunicações comentários se referindo ao Universo em Desencanto como se fosse uma seita.

Profissionais imprudentes que vão falando sem pesquisar na fonte para, então, divulgar seus entendimentos. E, quando não são guiados pela imprudência, a coisa piora, pois são guiados pela irresponsabilidade mesmo, chegando até a apresentar pareceres caluniosos.

Chamam de seita, mas não dizem quantas igrejas ou capelinhas, ou templos existem espalhados pelo Brasil, isso não sabem apontar, não sabem dizer onde já viram uma sinagoga do Universo em Desencanto.

Afinal, toda e qualquer seita tem a sua portinha aberta para receber os seus fiéis em suas adorações, louvores e suas orações, mas portinhas de orações Universo em Desencanto isso não sabem dizer onde tem, porque isso não existe para que se estude a Cultura Racional dos livros Universo em Desencanto.

Ficam qualificando os estudantes da Cultura Racional de adeptos de uma seita ou coisa parecida, colocar tal absurdo em um texto é fácil, o que não é fácil é indicar uma meia dúzia de nomes dos pastores ou padres ou gurus ou sacerdotes destes adeptos ou discípulos.

Aí, a coisa fica difícil para esses escritores irresponsáveis que escrevem sobre aquilo que não têm conhecimento, que como papagaios da digitação vão colocando em revistas e em outros meios de comunicação seus artigos medíocres sobre o Universo em Desencanto.

Então, vão escrevendo sobre os adeptos, só não escrevem sobre os sacerdotes destes discípulos, pois estas autoridades religiosas ou qualquer tipo de autoridade não existe para o estudo do desenvolvimento do raciocínio feito pelos livros Universo em Desencanto.

Tem os que dizem a sede da seita é em Nova Iguaçu, sede sim, da seita não. Qualquer editora gráfica tem sua sede e nem por isso é uma seita, os times de futebol têm suas sedes administrativas e nada tem a ver com seitas, mas os desinformados vão fazendo suas afirmações que refletem muito bem sua ignorância ou caduquice.

Quando falam das músicas Racionais do Tim Maia e que estão sendo relançadas em cd’s, aí o julgamento é um absurdo, difícil de acreditar que um jornalista tenha estudado tanto para falar tanta asneira.

Dizem que na época o Tim pirou o cabeção e largou as drogas e fez uma viagem extraterrestre pela seita Universo em Desencanto e depois renegou tudo e cancelou a edição dos discos. Ora, o Tim pirou o cabeção e largou as drogas? Quer dizer que quando ele estava fazendo uso da imundície destrutiva não estava pirado? Quando passou a tomar conhecimento do que estava na Obra Racional e parou, por aquele tempo, de se drogar aí ele pirou? Então, quem não usa drogas é pirado e quem usa é sadio da mente?

Esse é o entendimento destes jornalistas ou críticos musicais que podem entender de música mas no que se refere ao conhecimento da saúde mental e da Cultura Racional inserida nos livros Universo em Desencanto provam com suas afirmações que são verdadeiros boçais.

Então, para que não continuem incorrendo no mesmo erro sempre, o bom é que esses profissionais se informem, adequadamente, antes de exibir suas críticas equivocadas.