segunda-feira, março 26, 2007

Sentiu o golpe

Estou em casa hoje, curtindo uma febre, tomando uma canjinha e muito chá.
Nos últimos 20 dias tenho trabalhado muito numa transição que está ocorrendo na área de comunicação da empresa em que trabalho, e portanto, tenho ouvido muito pouco rádio.
Hoje, aproveitando o descanso forçado, resolvi dar uma ouvida no Cafezinho da Pop Rock.
Estranhei a ausência de alguns dos participantes, e senti um clima de improviso, muito maior do que o habitual. Estranho, muito estranho.

Buenas, nesses casos, o melhor a se fazer é procurar pistas pra desvendar o mistério. Vim pra internet, fiz algumas buscas no Google, e eis que encontro no Coletiva.Net o que segue:

RBS contrata Alexandre Fetter e negocia Cagê e Maurício Amaral.
23/03/2007, 18h36min

O comunicador Alexandre Fetter está de volta à RBS para atuar na programação das Redes Atlântida e Itapema. Junto com ele, estão sendo negociados, mais dois integrantes do programa "Cafezinho", que segundo fontes da Band RS, tem 0 mil ouvintes/dia, da Pop Rock FM.
Fetter, que tem experiência reconhecida em sua área, dará continuidade ao processo de reposicionamento e inovação da Rede Atlântida e coordenará a implementação de novidades nas emissoras da Itapema.
A Atlântida estaria contratando ainda Cagê e Maurício Amaral que, além de um novo programa ao estilo do "Cafezinho", devem atuar em horários próprios. A emissora da RBS continua negociando com o jornalista e músico Arthur de Faria. Segundo fontes internas, Alexandre Fetter gostaria muito de contar com a capacidade e o bom humor de Arthur nesta nova (sim, o texto termina assim mesmo, sem o desfecho devido... falta revisor no Coletiva, eu acho.)

É o velho ditado: Não pode vencê-los? Compre-os.

Eu sou um ouvinte bastante esporádico da Pop Rock. Escutava o Cafezinho e a Hora do Rush. A programação da rádio era evidentemente feita pra uma faixa etária diferente da minha, e com algumas alterações na programação da Ipanema, confesso que estou me sentindo meio órfão no quesito rádio. Depois do MP3, comecei cada vez mais a ouvir minhas velhas novidades. Aquele ao vivo do The Who, o novo do Clapton com o J.J. Cale, aquele grupo argentino de tango eletrônico (Gotan Project), y otras cositas más, que andam raras no dial tradicional de POA.

A saída de Cagê, Mauricio Amaral, Fetter, e até, quem sabe do Arthur de Faria da Pop Rock, decreta uma nova reinvenção pra carreira do Mauro Borba.
Mauro, um dos fundadores da Ipanema FM, foi o diretor da antiga Felusp, uma rádiozinha de faculdade, perdida no fim do dial. Tinha uma programação “Lado B”, e gente de extrema qualidade no comando dos microfones.
A contratação do Cagê junto a Ipanema, e do Fetter (líder de audiência com o antigo Programa X na Atlântida) deu ares mais “pop’s” a emissora, sem falar no aumento do potencial comercial.
Mauro estava cada vez mais centrado na figura do administrador de rádio, participando do Cafezinho, Hora do Rush e Boys don’t cry, aos sábados.

A mudança reflete muito bem o cenário da comunicação gaúcha nesse início de 2007. A recente venda da Caldas Júnior (Correio do Povo, TV Guaíba e as duas rádios), fez com que medalhões da RBS tivessem seu salário inflacionado pelo mercado. Na contra mão desse fato, a Rede Pampa, demitiu mais de metade de seu quadro funcional.

O fato é que a Pop Rock sentiu o golpe. O Cafezinho perdeu o ritmo e a graça. Percebe-se certo ar de tristeza no lado direito do dial.

3 comentários:

Anônimo disse...

A minha rádio, no carro, único lugar que tenho para ouvir é a ITAPEMA. Considero uma das melhores do Brasil. Viva. Estou satisfeito com o que acabo de ler! Abçs.

Lezie disse...

Taih, concordo em gen, num e grau... eheheheheh... o cafezinho perdeu o brilho... agora eh soh uma questao de tempo pra terminar...

Diego disse...

Cara, concordo com você... O rádio perdeu muito de seu brilho. Ainda não assimilei o golpe... O cafezinho talvez tenha acabado, mas, sinceramente, jamais vou conseguir escutar esse programa da Atlântida. Eu ainda acredito nos minhas opiniôes e princípios...